Fundada em 08 de abril de 1970 – Curitiba/PR

PRESIDENTE COORDENADORA: Carla Lorena Almeida de Lima

ASSOCIADAS ATIVAS: 31 Ajebianas

Coordenadoria AJEB/PR

Carla Lorena Almeida de Lima

Presidente coordenadora AJEB-PR

Terra mater, onde tudo começou

Por Carla Lorena Almeida de Lima

A Coordenadoria do Paraná da AJEB é considerada a Terra Mater, pois foi em Curitiba, no dia 08 de julho de 1970, que Hellê Vellozo Fernandes fundou a Associação, exclusivamente para mulheres, depois de ter participado da I Reunião Mundial de Mulheres Jornalistas e Escritoras. O propósito era reunir jornalistas e escritoras brasileiras, em prol da amizade mundial e do intercâmbio entre os povos, por meio da ação da mulher que escreve.

Hellê Vellozo Fernandes, professora, jornalista e escritora, presidiu a Associação, com brilhantismo profissional, entre 1970 e 1974 e novamente entre 1985 e 1989, quando se afastou por motivo de mudança. Daí em diante a AJEB, em Curitiba, tornou-se inativa.

Trinta anos depois, em 2019, ressurge a AJEB-PR. A convite da Presidente Nacional à época, Maria Odila Menezes de Souza, assumiu como presidente coordenadora, a Dra. Maria Teresa Marins Freire, com a responsabilidade de trazer novamente ao cenário cultural paranaense a Coordenadoria do Paraná. A Diretoria foi composta e todas trabalharam para conquistar novas Ajebianas e divulgar as atividades. Em maio de 2024, assumiu como Presidente Coordenadora a Dra. Carla Lorena Almeida de Lima, jornalista e advogada.

Desde 2019, a AJEB-PR tem evoluído de forma profícua. Das oito componentes iniciais alcançou-se o numero significativo de 31 Membros, dentre Associadas Efetivas e Sócios Honorários, resultado do trabalho incansável da Diretoria e de várias Ajebianas na captação de novas Associadas.

A Coordenadoria do Paraná realiza reuniões mensais, sempre trazendo palestras sobre temas relevantes, como história, meio ambiente e artes. Entre os tópicos abordados destacam- se: a vida de Ada Rogato, pioneira da aviação feminina no Brasil; ética e cidadania na sociedade digital; literatura japonesa; a história e preservação da Araucária; e a contribuição

de César Lattes para a ciência. Durante a pandemia, as reuniões foram realizadas online, mantendo alta adesão de Ajebianas de todo o Brasil e convidados

As atividades literárias e culturais da AJEB-PR são várias. A Coordenadoria PR mantém suas Reuniões mensais com palestras sobre temas importantes na área da história, do meio ambiente, das artes em geral, como a palestra sobre Ada Rogato, pioneira feminina na Aviação Brasileira; Ética e Cidadania na sociedade tecnológica; Literatura Japonesa; Arte e sensibilidade no cotidiano urbano; Araucária, a floresta do Brasil Meridional; César Lattes – 100 anos, entre várias outras.

Os projetos educativos se destacam: participação na Feira Cultural e de Artesanato, em Campina Grande do Sul, mensalmente, com doações de livros e roda de leitura; na Feira de Literatura e Cultura do Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, com palestras e oficinas, realizadas por nossos Membros.

O Projeto Grupo de Leitura, criado em 2023, é realizado mensalmente em parceria com o Museu Guido Viaro, com participação de Ajebianas e convidados. Ofertou-se Oficinas sobre crônicas, em parceria com a Academia de Letras do Brasil, Seccional Paraná – ALB-PR. Destacam-se, também, as publicações nas Redes Sociais para celebrar datas importantes como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e de N.S. Aparecida, Natal e Ano Novo, entre outras.

Reunião das Ajebianas – PR

Além dos Encontros objetivando expansão de conhecimento e atualização, o Tradicional Café é realizado após as palestras e também em semanas alternadas às Reuniões mensais. Igualmente, são organizados almoços de confraternização em datas especiais (Natal, final e início de semestres) e para comemorar Eventos importantes da AJEB-PR,

As parcerias são destacadas pela AJEB-PR com várias outras Entidades Literário- Culturais, como o Museu Guido Viaro, em que acontecem debates e palestras; o Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC) cujas atividades as Ajebianas participam ativamente; a Academia de Letras do Brasil, Seccional Paraná – ALB-PR, cujos Acadêmicos realizam palestras abrangendo a literatura e as artes; o Instituto Histórico Geográfico do Paraná (IHGPR) com seus membros realizando palestras e debates no âmbito de suas expertises; o Projeto Arte para Maiores do Museu Oscar Niemayer (MON), com encontros mensais para visitar e debater os propósitos das exposições.

Para 2025, a AJEB-PR pretende dar continuidade e aprimorar seus projetos iniciados em 2022, fortalecendo sua presença na cena literária e cultural do Estado.



Junte-se à AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil