A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Pernambuco (AJEB-PE) surgiu para garantir o espaço da mulher no mundo das letras e da literatura.
A jornalista e escritora Maluma Marques fundou a AJEB-PE em 20 de fevereiro de 2018 na cidade de Surubim/PE, assumindo a sua presidencia. Maluma, realizou um trabalho voltado ao fortalecimento da voz feminina sempre enaltecendo a forma de expressão das mulheres na arte e na literatura.
No dia 2 de abril de 2022, a Dra. Zélia Maria Melo de Lima Santos, assume a presidencia da AJEB-PE e busca desempenhar um papel de muita atenção na orientação das tomadas de decisões sobre os seus rumos, garantindo a produção de um planejamento no qual estejam contemplados diferentes “olhares” da realidade em que estamos envolvidas, possibilitando assim, a criação de vínculos entre a sociedade e a Associação. E no âmbito dessa visão, centrar-se nos princípios e fins de liberdade e nos ideais da solidariedade humana. O mandato da atual presidente vai até 2 de abril de 2026.
Presidente coordenadora AJEB-PE
Reunião das Ajebianas – PE
O grande desafio dessa gestão consiste, portanto, em envolver a comunidade na construção do sentido coletivo da Associação, pois essa construção exige a participação ativa da comunidade, através das instancias representativas; a autonomia como ação política dos sujeitos envolvidos; o pluralismo entendido como respeito às diferenças, mediante o desenvolvimento de uma consciência critica; além da transparência, a fim de que haja a prestação de contas ao público das ações realizadas, considerando-se que a AJEB é uma instituição privada e desta forma deve proceder.
No vislumbre da função e na clareza quanto à função de presidente da AJEB – Coordenadoria Pernambuco, propomos o fortalecimento da Associação no sentido de qualidade social, considerando que é através desse instrumento que se consegue instituir valores verdadeiramente humanos, fundados na ética da alteridade, na sustentabilidade e no respeito e onde se promove a participação, a inclusão social e a equidade assegurando a igualdade de oportunidades para todas as pessoas que quiserem fazer parte dessa Associação.
Objetivamos trabalhar em conjunto com a diretoria da AJEB Nacional, comunidade e parceiros no sentido de tornar dinâmico esse trabalho, fortalecendo a vivência dos participantes para cumprir a função social da Associação na busca da referência em qualidade de serviços prestados à sociedade.
A composição da AJEB-PE se dá da seguinte forma: Presidente: Dra. Zélia Maria Melo de Lima Santos, Vice-Presidente: Lúcia Maria de Sousa Lucena, Secretária: Luciana Black, Diretora Financeira: Rosa Malvina Melo de Lima, Diretoras de Comunicação: Valdeluce Albuquerque e Silva e Adriana Alves Büchler, Diretoras Cultural: Rejane Pinho Gadêlha e Rozineide Iraci Pereira da Silva, Diretoras de Concurso Literário: Solange Carlos Carvalho e Rosa Maria Imbelloni.
Nossas associadas são: Aparecida Vieira, Dilma Maria, Maluma Marques, Márcia Barbosa, Margarida Santana, Manuelle Cristine, Socorro Costa, Geane Lima, Ana Maria Donato, Cícera Maria, Jacinta de Fátima.
Os sócios Honorários são: Dyovany Otaviano, José Fernando e Sivaldo Venerando.
Dentre os objetivos de trabalho da AJEB-PE, no ano de 2024, buscou-se realizar Cafés Literários nas Escolas Municipais da cidade do Recife como forma de intercâmbios culturais articulando o processo de integração da AJEB-PE com a sociedade.
O projeto Café Literário nas Escolas apresenta uma proposta que visa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem tendo como finalidade estimular a leitura, a escrita, a literatura e atividades culturais.
O Café Literário foi um projeto vivenciado pela AJEB-PE na escola municipal Maria de Sampaio Lucena, localizada no Bairro do Ibura na cidade do Recife, estado de Pernambuco, com alunos do ensino fundamental. A escolha dessa escola se deu por conta
de a professora Adriana Alves Büchler ser a diretora de comunicação da AJEB-PE e ser professora da referida unidade escolar.
O projeto Café Literário nas Escolas apresentou danças, apresentação de cordel e culturais, declamação de poemas, vivência da cultura afro e indígena e feira literária, onde as escritoras ajebianas tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho realizado por elas a essa comunidade.
Entre os planos futuros estão a publicação de antologias e coletâneas que celebrem a diversidade da escrita das mulheres pernambucanas, apoio a lançamentos autorais e participação em eventos literários e culturais, promoção de palestras, feiras, encontros, seminários, works shops, congressos, atividades culturais, intercâmbios, concursos literários nacionais, entre outros. Promover ações que visem o engajamento de escritores mirins, resgate de tradições, viagens de turismo e lazer, feira de livros, intercâmbios com escolas, universidades, faculdades e outras instituições.
Estamos firmes para reafirmar o impacto transformador da escrita feminina no cenário municipal, estadual, federal e de mundo. Assim, com um olhar voltado para o futuro, a AJEB-PE reafirma sua missão no sentido de valorizar as vozes femininas pernambucana, monstrando para o mundo que as mulheres podem fazer a diferenca quando se transforma sonhos em realidade.
Junte-se à AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil