Fundada em 22 de novembro de 2018 – Manaus/AM

PRESIDENTE COORDENADORA: Sílvia Grijó  (gestão 2024-2026)

ASSOCIADAS ATIVAS: 87 Ajebianas

Coordenadoria AJEB/AM

Sílvia Grijó

Presidente coordenadora AJEB-AM

Uma história de encanto, amor e determinação

Em agosto de 2018, a jornalista e escritora Dyandreia Valverde Portugal, diretora da AJEB Nacional, dialogou com o escritor amazonense Raimundo Colares Ribeiro sobre a expansão da AJEB para outros estados. Ele indicou a escritora Kátia Maria dos S. Colares Ribeiro para fundar a coordenadoria da AJEB no Amazonas. Kátia Maria aceitou o desafio e reuniu Maria Auxiliadora e Maria de Belém, formando as
“três Marias”, que buscaram outras escritoras e jornalistas
para compor a diretoria da AJEB-AM.

Após reuniões, definiu-se a diretoria e escolheu-se a patronesse da AJEB-AM, a escritora e poetisa amazonense Violeta Branca Menescal de Vasconcelos. O escritor Raimundo Colares comunicou a escolha à jornalista Dyandreia Portugal e à presidente da AJEB Nacional, Maria Odila Menezes de Souza. A posse ocorreu no 1º Encontro Nacional da AJEB, em Fortaleza-CE, em 24 de setembro de 2018. No dia seguinte, a jornalista Maria Auxiliadora Paiva de Paula apresentou o projeto
da AJEB-AM.

De volta a Manaus, a 1ª diretoria foi formalizada: Presidente Coordenadora: Kátia Mª dos Santos Colares Ribeiro; Vice-presidentes: Maria Auxiliadora Paula de Paiva e Maria de Belém de Oliveira Maués; Secretárias: Neilany Feitosa Amazonas e Raimunda Gil Schaeken; Diretoras Financeiras: Arlene Paula de Paiva e Cecília Maria Rodrigues de Souza; Diretoras de Projetos: Ana Gizele Costa dos Santos Oliveira e Dayse Peixoto Maia.

A oficialização da AJEB-AM e a posse da diretoria ocorreram em 22 de novembro de 2018. O evento foi realizado no Salão Gourmet do Condomínio Le Boulevard, em Manaus-AM, reunindo familiares e amigos das ajebianas. O mandato da 1ª diretoria, iniciado em 22/11/2018, foi estendido até 30/03/2022 devido à pandemia de COVID-19, que paralisou atividades entre março de 2020 e março de 2022.

Com a retomada das atividades, a AJEB-AM compôs sua nova diretoria para o biênio 2022/2024, empossada em 31 de março de 2022: Presidente Coordenadora: Maria Auxiliadora Paula de Paiva; Vice-Presidentes: Eulália Maria Bichara Rodrigues e Maria Paula Litaiff Gonçalves; Secretárias: Gicely de Aguiar Caxias e Raimunda Gil Schaeken; Diretoras Financeiras: Cecília Maria Rodrigues de Souza e Maria de Fátima Souza Lira; Diretora de Eventos: Silvia Grijó; Diretora de Projetos: Neilany Feitosa Amazonas; Diretora de Comunicação: Arthemisa de Castro Gadelha; Diretora de Editoração: Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro. Mesmo com desafios da pandemia, a nova diretoria deu continuidade aos projetos, encerrando suas atividades em 31/03/2024. Em seguida, assumiu a 3ª diretoria (2024/2026): Presidente Coordenadora: Silvia Grijó; Vice-Presidentes: Arthemisa de Castro Gadelha e Marilandia da Silva Gama; Secretárias: Eulália Maria Bichara Rodrigues e Raimunda Gil Schaeken; Diretoras Financeiras: Gicely de Aguiar Caxias e Maria do Socorro Barroso Leite; Diretoras de Projetos: Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro e Maria de Fátima Souza Lira; Conselho Fiscal: Cecília Maria Rodrigues de Souza, Neilany Feitosa Amazonas e Núbia Litaiff Moriz Schwamborn.

Evolução da AJEB-AM até a composição atual

A AJEB-AM, desde sua fundação, desenvolve atividades literárias e culturais, que estão inseridas nos projetos “Mulheres que fazem a diferença”; “Você vale ouro”; “Amigos da AJEB-AM” e “Antologias”, buscando sempre a valorização da voz e da escrita feminina. Aqui, dois destaques especiais, primeiro ao Projeto “Mulheres que fazem a diferença” nas duas categorias Pioneirismo e responsabilidade social, o qual é concedido anualmente para celebrar Mulheres Brilhantes do estado do Amazonas. Segundo, ao projeto “Antologias”, que vem apoiando as publicações de coletâneas nacional e local – dando ênfase à coletânea “Uma carta para você” (2021) e 2ª edição (2022); e a Iª Antologia das Ajebianas do Amazonas, publicada em 2025.

Os planos futuros incluem a continuidade das publicações e apoio a lançamentos autorais, participação em eventos literários, ampliação de parcerias e execução de projetos como “AJEB na Mídia”, “AJEB na Escola”, “AJEB Social”, “AJEB Inclusiva”, “Árvore Literária”, “Cursos de Cerimonialista e Mídias” e “Sarau das Ajebianas”. Atualmente, a AJEB-AM se destaca no cenário literário, participando de Bienais Internacionais, Feiras e Projetos de Incentivo à Leitura, reafirmando o impacto da escrita feminina amazonense no Brasil e no mundo.

Junte-se à AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil