Fundada em 13 de novembro de 2018 –  Rio Verde/GO

PRESDIDENTE COORDENADORA: Viviane Mendonça (gestão 2023-2025)

ASSOCIADAS ATIVAS: 10 Ajebianas

Coordenadoria AJEB/GO

Viviane Mendonça

Presidente coordenadora AJEB-GO

Palavras que florescem no cerrado

A AJEB-GO foi criada em 24 de setembro de 2018, por ocasião da I Reunião Nacional de Ajebianas, em Fortaleza, CE.  É preciso sublinhar que a filial em Goiás resultou pela iniciativa e persistência da ajebiana Zilda Pires, na ocasião, associada à AJEB-RJ, a qual apostou que o pequeno grupo que se organizou na cidade de Rio Verde-GO poderia ser a semente para uma instituição que faria a diferença sob diferentes aspectos, na cidade e no Estado.

Ressalta-se que a região é marcada pela presença forte do agronegócio e, consequentemente, o comércio e a indústria que dão suporte e movimento para esse setor. Isso posto, a cultura luta para existir e desempenhar o papel que lhe é peculiar.

Nesse cenário, a AJEB-GO foi, oficialmente, estabelecida em Rio Verde-GO em 13 de novembro de 2018, a presidente coordenadora Zilda Mendonça, empossada em 24/9/18, em Fortaleza, deu posse à Diretoria e Associadas fundadoras. A cerimônia ocorreu às 19 horas, na Câmara Municipal de Rio Verde-GO, localizada à avenida José Walter, Q. 24, Residencial Interlagos.

 Na ocasião as instituições culturais da cidade se fizeram presentes e brindaram o nascimento da AJB-GO com apresentações culturais – declamações, apresentações musicais, discursos de boas-vindas, entre outras. Para patronesse da instituição foi escolhida a professora e musicista Java Leão Ferreira Arantes, mulher forte que fez sua palavra ser considerada para além do tempo e espaço em que viveu.

São seis (06) anos de persistência fazendo a AJEB-GO marcar presença em cada evento da cidade e região com objetivo de fazer essa instituição tornar-se conhecida. Para tanto, muitas ações foram realizadas com apresentações de nossas associadas: nas feiras livres, em espaços de diferentes eventos, aproximação com outras instituições, participações em coletâneas e outras produções, organização da própria coletânea registrando as histórias e as palavras das mulheres goianas sob diferentes perspectivas.

A AJEB-GO não cresceu muito numericamente. Enfrenta dificuldades para conquistar adesões significativas, talvez pelo desconhecimento das mulheres sobre a AJEB, pela falta de cultura local em participar de instituições como essa, dentre outras limitações.

De toda forma, suas associadas continuam fazendo e participando de saraus, palestras, reuniões, discussões de documentos, obras coletivas e individuais, publicação de capítulos, filiações em outras instituições culturais – por serem ajebianas – , realização e participação de lives para tratar de assuntos pertinentes.

Reunião das Ajebianas – GO

Junte-se à AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil