Presidente coordenadora AJEB-RJ
A AJB-RJ foi fundada em 1976 por Mary Galeno, filha da escritora Júlia Galeno, com escritoras e jornalistas cariocas. Fernandina Lago Marques foi a primeira presidente coordenadora, sucedida por Estefânia de Almeida Rodrigues (Fany), em 1981. Após um período inativo, Maria de Lourdes Filgueira Balassiano reativou a coordenadoria em 2000, liderando até 2012. Seguiram-se Larissa Loretti (2012-2017), Dyandreia Valverde Portugal (2017-2021, Zara Paim (2022-2023) e, desde 2023 a atual presidente Márcia Schweizer.
A AJEB-RJ sempre valorizou a formação contínua, promovendo palestras relevantes, como ”A Mãe na Voz dos Poetas” por Maria Amélia Palladino; “Vestido de Noiva”, por Maria Esther Rodrigues; “História e Ficção nos Romances de Elianna Alves Cruz”, por Cecy Barbosa Campos; “Cem Anos de Surrealismo”, por Angeli Rose; “Rachel de Queiroz” por Adriano Espínola; “Panorama do Rio de Janeiro”, por Ricardo Cravo Albin, dentre outras.
A coordenadoria realiza ciclos anuais de estudos literários sobre autores brasileiros como ”As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles, por Rita Codá; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, por Maria Amélia Palladino e Maria Esther Rodrigues; e “Perto do Coração Selvagem”, de Clarice Lispector, por Chaja Freida Finkeslsztain.
O estímulo à produção literária se reflete nos concursos realizados, como “A Independência do Brasil e o Papel da Mulher nas Lutas do Século XIX, e “Mulheres: Diversidade e Ancestralidade”.
Também são organizadas coletâneas, como “Mulheres na Ciência” (2023) e “A Mulher no Mundo” (2025), esta última em parceria com a AJEB Nacional, com lançamento na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
A dramaturgia tem espaço garantido nos encontros, com apresentações teatrais como “Não Consultes Médico”, de Machado de Assis, e “Fofocas”, de Maria Clara Machado, dirigida pela Ajebiana, dramaturga Kyra Kahu.
As plenárias oferecem espaço para lançamentos e sessões de autógrafos de obras das associadas, como “Aprender Palavras, Música e Arte”, de Idalina Andrade Gonçalves; “Poemas na Noite”, de Eliana Calixto; “Minhas Crônicas mais Amadas”, de Beatriz Dutra; “Atestado de Sanidade Poética”, de Anna Maria Fernandes; “Palavras de Mulher”, de Márcia Schweizer; e “As Aventuras de Mel – A Capivara Amiga, de Maria Isabel Ritzmann, “O Lobo que virou gatinho” e “Casamento na Fazenda” de Marly Lopes, dentre outros.
Os encontros presenciais fortalecem o vínculo entre as associadas, ampliam redes de contato e promovem comemorações coletivas. As principais ações são divulgadas nas redes sociais da coordenadoria no Facebook (AJEBRJ) e Instagran (@ajeb_rj).
O lema “A perenidade do pensamento pela palavra” se expressa também na Poesia Oral, com leituras récita de textos autorais nas reuniões mensais. Lives e eventos online complementam a programação.
Os desafios da diretoria incluem a continuidade das atividades culturais, a criação do Núcleo de Jornalistas e a organização do V Encontro Nacional e IV Encontro Internacional da AJEB, que ocorrerá de 12 a 15 de junho de 2025, paralelo à Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, em parceria com a AJEB Nacional, presidida por Renata Dal-Bó.
Reunião das Ajebianas – RJ
Junte-se à AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil